segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

urgências ... só depois das 16 horas

Doí?!!... não pode doer, ainda não são 16 horas...
Calma, mais uma horitas e já são 4 da tarde..... não tarda nada e o serviço de urgências do AC já abre...


Uma experiência de vida hoje no AC (sito Atendimento complementar) levou-me aqui a relatar tal feito, como se de um dário se tratasse... não resisiti a "blogar" a experiência.

Devido a uma dorzita que há algum tempo tenho vindo a sentir, hoje, resolvi experimentar finalmente os serviços de saúde da minha área de residência, "tentando" abandonar o velho hábito de recorrer a médicos privados que já há muito me acompanham, e aproveitar parte das regalias enquanto cidadã e contribuinte.
Nessa pele, a de cidadã exemplar, tentei seguir à risca as indicações que o nosso ministério de saúde, nos dá, pelo que em vez de me dirigir às urgências de saúde do Hospital do concelho, segui para a "extensão" quase ao lado da minha morada.
Ali chegada, primeiro tentei trater da parte burocrática ... sem sucesso....pedi a alteração de morada nos meus registos no SNS (Serviço Nacional de Saúde), ao que me responderam que ali não podiam fazer por se tratar de uma extensão do Centro de Sáude, e deram-me uma fotocópia onde vinham enumerados uma série de documentos a apresentar para a alteração de morada no serviço nacional de saúde.
Não desisti... e com um sorriso, na esperança de em troca receber uma resposta positiva, perguntei se poderia ser atendida por um médico pois desde sexta que sentia uma forte dor no peito (e visto não ter tido nenhum desgosto amoroso, deveria ser algo a haver com saúde). Com um sorriso tão grande ou maior que o meu a simpáctica rapariga respondeu-me que ali era somente uma "extensão" do centro de saúde, e só na Sede é que haveriam urgências a partir das 16 horas... Já informada destas novas directivas, ainda "dorida", a pé lá voltei para casa.
Já de carro, com o M. sempre preocupado com o meu estar, pelo sim pelo não, fomos antes da hora... e lá estavámos às 14h30, para ter tempo de tratar dos papeís, e lá fui eu provida da documentação toda que era necessária. Ali na sede, em obras, com a secretaria a funcionar numa sala improvisada, tirei o tiquet com o número 64 que estava suspenso no extintor. Rapidamente gritaram o meu número e agora já estava inscrita no Centro de Saúde da minha área de residência e onde poderei ser atendida... perguntei "e agora posso ser vista por um médico?"
"Pode, mas não aqui, aqui só com consulta marcada"... as urgências não eram ali, tinha de ir para o AC, que era ali quase ao lado, mas só atendia a partir das 16h....

AC = "ar condicionado"???, ""apoio ao centro"???..... naaaaaaaa Atendimento Complementar, é este o nome das urgências ali.

Já no AC, antes da hora, a porta estava fechada, quem chegava ía perguntando a quem já estava quem era o último, para respeitar a ordem de chegada.
Fui a 3ª na lista do AC.
Ali estive com meus companheiros das urgências no AC à espera das 16 horas, encostados pelas paredes do páteo de entrada do edifício, à chuva, ao sol, ao vento.
Com o M. lá fui esperando, e pudemos assistir às cenas mais inacreditáveis, parecia quase que um concurso para ver quem está mais doente a ver se ganha a vez de quem primeiro chegou.... que vivemos num país de artistas, não tenho dúvida nenhuma, e mais uma fez ali tive a certeza.
A porta abriu, e em filinha lá entrámos e tiramos nova senha (aqui já numa máquina apropriada para o efeito)... agora o 32...chamaram meu número, inscrevi-me e paguei 2.15 €. Esperei novamente, mas agora numa cadeira, com direito a ver televisão (RTP canal público ou não estivesse no SNS), máquina de café e de chocolates.
Chamaram-me ao gabinete 16, onde um simpáctico DR. que me observou, apalpou, auscultou, e concluíu que a dor sentida é somente muscular. Pelo sim pelo não há que tomar uns comprimiditos e fazer uns examezitos. Foi simpáctico e atencioso, e senti que fui bem atendida.
Apesar de tudo, satisfeita segui para a farmácia, e estou melhor, a dor foi-se.
Concluí, que para seguir as indicações dos nossos serviços de saúde, caso sinta alguma mini-urgência antes das 16h, é melhor continuar a seguir o que tenho feito até então, e procurar os sub-sistemas de saúde ou o meu querido Dr. R.
Mas é bom saber que depois das 16 horas se precisar de uma urgência, serei bem atendida no AC da Sede do meu Centro de Saúde.

Nenhum comentário: