terça-feira, 24 de março de 2009

Tuberculose - Dia Mundial da Luta contra a ....


Eu tive Tuberculose pulmonar... como apanhei? não sei.... pelo ar que respiramos num café, num autocarro, algures....Curei-me, e estou curada.... fiz o tratamento todo até ao fim, durante uma ano, segui todas as indicações médicas, mantive-me em repouso, longe do sol que tanto adoro, longe das pessoas, mas curei-me, e durante os 3 anos seguintes fiz os devidos rastreios.
Emagreci, engordei, inchei que nem uma baleia, tive dores terríveis, chorei, gritei, mas venci.
Um dos grandes problemas da luta contra a tuberculose, é que as pessoas ao fim de cerca de 2 meses já se sentem bem e abandonam o tratamento, acabando por contagiar outros e terem grandes recaídas, bem mais dificeis de curar.
O meu conselho é, mantenham-se optimistas e sigam o tratamento todinho até ao fim.

Nenhum comentário: