sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Sempre em andamento

... impressionante como o Eternas Saudades do Futuro reflecte bem o João que sempre conheci... sempre em andamento.
Gosto de o espreitar e ler, convido-os à leitura, tal como ele aqui o diz, é de borla.

Opostos

No mês mais curto do ano foi o mês em que mais "postei".... os opostos realmente atraem-se

domingo, 24 de fevereiro de 2008

Escritos


Fotografia from António Manuel Pinto da Silva

Soube hoje através do blogue do meu amigo João Marchante que a nossa amiga Maria João deu ínicio ao seu novo blogue com o título bem consistente com os seus planos de vida actuais Y viva España.

Sobre os escritos de sua autoria, pouco conheço (além do trabalho que presenciei durante alguns anos de actividade laboral em conjunto), mas no que diz respeito ao seu apurado sentido de humor, não posso estar mais de acordo contigo João, é único.

Bem-vinda Maria João, e cá estarei hiper curiosa para ler os teus post's. Fica o beijo e a promessa da leitura.

sábado, 23 de fevereiro de 2008

(su)giro 4



hoje dia de descanso, em que a chuva, o vento e o frio nos convidam a ficar em casa, porque não um lanche de chá e scones? (receita da CR - já provei mais que uma fez e são bem bons, aconselho)

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

são flores (4)


fotografias from Katiuska collection
do nosso jardim

são flores (3)


fotografias from Katiuska collection
do nosso jardim

são flores (2)


fotografias from Katiuska collection
do nosso jardim

são flores (1)


Fotografias from katiuska collection
do nosso jardim

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

água


fotografia de José Meneses in Olhares.com

"eles" (os da metereologia) dizem que está aí para ficar e continuar

(su)giro 3


"eles" (os da meteorologia) dizem que o mau tempo está para ficar...

...sugiro num dia de frio e chuva, junto a uma bela e acessa lareira,..... que bem que sabe um copo de vinho de uma bela colheita.... se a companhia for boa, ainda melhor ;)

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

urgências ... só depois das 16 horas

Doí?!!... não pode doer, ainda não são 16 horas...
Calma, mais uma horitas e já são 4 da tarde..... não tarda nada e o serviço de urgências do AC já abre...


Uma experiência de vida hoje no AC (sito Atendimento complementar) levou-me aqui a relatar tal feito, como se de um dário se tratasse... não resisiti a "blogar" a experiência.

Devido a uma dorzita que há algum tempo tenho vindo a sentir, hoje, resolvi experimentar finalmente os serviços de saúde da minha área de residência, "tentando" abandonar o velho hábito de recorrer a médicos privados que já há muito me acompanham, e aproveitar parte das regalias enquanto cidadã e contribuinte.
Nessa pele, a de cidadã exemplar, tentei seguir à risca as indicações que o nosso ministério de saúde, nos dá, pelo que em vez de me dirigir às urgências de saúde do Hospital do concelho, segui para a "extensão" quase ao lado da minha morada.
Ali chegada, primeiro tentei trater da parte burocrática ... sem sucesso....pedi a alteração de morada nos meus registos no SNS (Serviço Nacional de Saúde), ao que me responderam que ali não podiam fazer por se tratar de uma extensão do Centro de Sáude, e deram-me uma fotocópia onde vinham enumerados uma série de documentos a apresentar para a alteração de morada no serviço nacional de saúde.
Não desisti... e com um sorriso, na esperança de em troca receber uma resposta positiva, perguntei se poderia ser atendida por um médico pois desde sexta que sentia uma forte dor no peito (e visto não ter tido nenhum desgosto amoroso, deveria ser algo a haver com saúde). Com um sorriso tão grande ou maior que o meu a simpáctica rapariga respondeu-me que ali era somente uma "extensão" do centro de saúde, e só na Sede é que haveriam urgências a partir das 16 horas... Já informada destas novas directivas, ainda "dorida", a pé lá voltei para casa.
Já de carro, com o M. sempre preocupado com o meu estar, pelo sim pelo não, fomos antes da hora... e lá estavámos às 14h30, para ter tempo de tratar dos papeís, e lá fui eu provida da documentação toda que era necessária. Ali na sede, em obras, com a secretaria a funcionar numa sala improvisada, tirei o tiquet com o número 64 que estava suspenso no extintor. Rapidamente gritaram o meu número e agora já estava inscrita no Centro de Saúde da minha área de residência e onde poderei ser atendida... perguntei "e agora posso ser vista por um médico?"
"Pode, mas não aqui, aqui só com consulta marcada"... as urgências não eram ali, tinha de ir para o AC, que era ali quase ao lado, mas só atendia a partir das 16h....

AC = "ar condicionado"???, ""apoio ao centro"???..... naaaaaaaa Atendimento Complementar, é este o nome das urgências ali.

Já no AC, antes da hora, a porta estava fechada, quem chegava ía perguntando a quem já estava quem era o último, para respeitar a ordem de chegada.
Fui a 3ª na lista do AC.
Ali estive com meus companheiros das urgências no AC à espera das 16 horas, encostados pelas paredes do páteo de entrada do edifício, à chuva, ao sol, ao vento.
Com o M. lá fui esperando, e pudemos assistir às cenas mais inacreditáveis, parecia quase que um concurso para ver quem está mais doente a ver se ganha a vez de quem primeiro chegou.... que vivemos num país de artistas, não tenho dúvida nenhuma, e mais uma fez ali tive a certeza.
A porta abriu, e em filinha lá entrámos e tiramos nova senha (aqui já numa máquina apropriada para o efeito)... agora o 32...chamaram meu número, inscrevi-me e paguei 2.15 €. Esperei novamente, mas agora numa cadeira, com direito a ver televisão (RTP canal público ou não estivesse no SNS), máquina de café e de chocolates.
Chamaram-me ao gabinete 16, onde um simpáctico DR. que me observou, apalpou, auscultou, e concluíu que a dor sentida é somente muscular. Pelo sim pelo não há que tomar uns comprimiditos e fazer uns examezitos. Foi simpáctico e atencioso, e senti que fui bem atendida.
Apesar de tudo, satisfeita segui para a farmácia, e estou melhor, a dor foi-se.
Concluí, que para seguir as indicações dos nossos serviços de saúde, caso sinta alguma mini-urgência antes das 16h, é melhor continuar a seguir o que tenho feito até então, e procurar os sub-sistemas de saúde ou o meu querido Dr. R.
Mas é bom saber que depois das 16 horas se precisar de uma urgência, serei bem atendida no AC da Sede do meu Centro de Saúde.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Dias

Ontem foi Dia dos namorados.... esta coisa dos Dias marcados para gostarmos de alguém ou de algo em especial dá-me cabo dos nervos... é preciso um dia do ano em especial para gostar de algo?... eu cá por mim, tento fechar-lhes os olhos (difícil tarefa com a "infestação" de publicidade com que os comerciantes nos invadem), e prefiro gostar e manifestar esse sentimento a todos e tudo o que me é importante durante todos os dias do ano.
A todos e tudo de quem gosto, hoje e sempre, fica aqui o meu sorriso e beijo diário.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Londres: Camden market

Foi com grande tristeza que ontem ouvi e hoje confirmei que um incêndio de grandes proporções consumiu durante a noite e toda a madrugada de hoje o mítico mercado de Camden, em Londres.


fotografia from publico.pt

Conheci Camden, pela "bicicleta" do meu primo P. [nosso cicerone e anfitrião] numa bela visita a Londres. Dali ficam a memória de bons momentos ali passados na companhia da minha prima T. e do meu querido M., e da imagem (sim porque as minhas memórias são quase quase sempre gráficas) de um ambiente único ali existente, onde as cores, cheiros, pessoas, objectos dos mais variados aos mais novos, culturas se misturam num todo e único"ser" que só ali encontrei até hoje.



fotografia from katiuska collection

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

«100 fotos, obras, anos de Oscar Niemeyer»


A não perder .... Exposição de fotografia Oscar Niemeyer no Museu Electricidade. Cem fotografias de trabalhos de Oscar Niemeyer captadas pelo fotógrafo Leonardo Finotti, que no ano em que o arquitecto brasileiro completou 100 anos de idade estão expostas no Museu da Electricidade em Lisboa.

Foi sem dúvida um dos maiores arquitectos do século XX, Niemeyer brasileiro, e que trabalhou com um dos grandes mestres da arquitectura, o suíço Le Corbusier.

A sua obra marca-me pela originalidade e imaginação radical do seu traço, que na minha opinião é a sua imagem de marca, fica aqui a minha homenagem a tão grande arquitecto.

Infelizmente não conheço a sua obra ao vivo e a cores, mas somente através de livros da especialidade, net e exposições de arquitectura, no entanto todas as contribuições para uma viagenzita ao mundo de Niemeyer, aceito com todo o gosto. Fica o desafio lançado a algum cibernáutico mecenas.

A exposição no museu da electricidade está aberta ao público de terça-feira a domingo entre as 10:00 e as 18:00, até dia 2 de Março 08.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

(su)giro 2

ser feliz e aproveitar cada bom momento que a vida nos dá



FELICIDADE (in http://pt.wikipedia.org/wiki/Felicidade)

"É um estado afectivo ou emocional de sentir-se bem ou sentir prazer. Algumas experiências ou estados associados em conjunto com a felicidade incluem: bem estar, alegria, prazer sexual, contentamento, saúde, segurança, deleite e amor. Enquanto contrasta com outras que incluem: sofrimento, tristeza, pesar, ansiedade e dor. Felicidade é geralmente correlacionada com a presença de eventos favoráveis (como uma promoção, um casamento, ganhar na lotaria, etc.) e ausência de problemas ou má sorte (como acidentes, ser demitido, divórcio, conflitos, etc.).

Felicidade é a sensação que pode ser causada ou pode acontecer espontaneamente deixando uma sensação de bem estar. É um momento pelo qual passamos todos os dias procurando repetir e mantê-lo o maior tempo possível presente. Pode ocorrer por uma acção de sucesso, uma notícia, uma lembrança, a presença de alguém ou simplesmente porque tudo está bem ou ainda porque nada está mal. A felicidade é o que nos move sempre para frente, pois buscando por ela ou estando com ela temos a certeza que a vida vale a pena...."


terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Euromilhões


ainda não foi desta que me saiu...

(des)ilusão

Tenho 1 grande defeito, iludo-me facilmente com as pessoas, acredito nelas, e penso sempre que qualquer "senão" é uma fase e arranjo sempre formas de justificar e desculpar os seus actos, grandes e pequenos... mas quando vejo a realidade das coisas, quando caio em mim PUM ... sofro mais uma (des)ilusão.
No entanto tento sempre acreditar nas pessoas e pimba outra (des)ilusão, doi-me e por momentos quase me culpo a mim mesma da situação.... parece que não aprendo mesmo.
Acredito cada vez mais que o ser humano é um ser egoísta, mesmo quando não o aparenta... cada vez acredito mais que eu mesma me terei de tornar assim, egoísta, talvez assim e dessa forma deixe de me iludir e de me "magoar" tanto.
O mais estranho ainda é que quando tento falar com quem me começa a desiludir como que num combate contra a (des)ilusão, sinto-me como que envergonhada de ter de chamar a atenção, como se quase nem tivesse razão nenhuma para o fazer ... às tantas não tenho mesmo, o melhor é calar-me mesmo e render-me à realidade da (des)ilusão.
Vivemos rodeados de gente falsa, hipócrita, mesquinha, e tentamos iludir-nos de que assim o não é... ao menos temos sempre aqueles amigos que nos ouvem e que estão, e que contam connosco como nós contamos com eles, em horas boas e horas más, poucos mas bons.
Não pretendo com este post atingir ninguém, falo de situações de aqui e de acolá, com maior ou menor importância... mas que a vida é lixada, é e que tem momentos cinzentos como o do dia de hoje, tem.

domingo, 3 de fevereiro de 2008

colorir II

resultou... bom trabalho, veio o sol e a cor ...

colorir


nada com uns lápis de cor para o colorir um dia cinzento como o dia de hoje... mãos à obra
fotografia from olhares.com

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

(su)giro I


pelo passeio, pelo espaço, pela beleza, pela natureza, pela descoberta, pela arquitectura, pelos cenários, pelo mistério e pela surpresa... fui, gostei e recomendo uma ida à Quinta da Regaleira em Sintra

Fotografias de Katiuska